A trajetória
de uma guerreira
Rose Cruvinel nasceu no interior do Piauí e mudou-se com sua família para Goiânia quando tinha 9 anos.
Filha de uma professora e de um comerciante, ela começou e terminou seus estudos na educação pública da capital goiana.
Passou pelo Instituto de Educação, pelo Lyceu e pela Universidade Federal de Goiás, onde realizou o sonho de se tornar médica.
Rose especializou-se em Pediatria, tendo aberto uma pequena clínica no Parque das Laranjeiras.
Foi para esse bairro que ela se mudou depois de se casar com o odontólogo Virmondes Cruvinel.
O casal teve três filhos – o deputado e procurador do Estado licenciado Virmondes Cruvinel Filho, a médica Hercília e o advogado e auditor de controle externo do TCM, Victor.
Logo nos primeiros tempos como pediatra, concursada no Hospital Geral do antigo INAMPS (atual HGG), Rose percebeu que boa parte dos problemas de saúde das crianças tinha a ver com as condições sanitárias nos bairros.
Por isso, especializou-se também como médica sanitarista e começou a lutar por melhorias na infraestrutura de sua região.
Como o marido, que foi eleito deputado estadual, Rose decidiu entrar na vida pública e venceu seguidas eleições como vereadora e deputada estadual.
Seus mandatos mudaram a face de vários bairros de Goiânia, especialmente os da região em que ela sempre morou e mora, a Sudeste.
Mas ela sempre ressaltou que era vereadora de Goiânia e representante de todos os bairros que necessitassem do seu trabalho.
Redes de água, esgoto e de energia elétrica, unidades de saúde, escolas, ginásios, quadras esportivas, praças e parques, além da regularização fundiária de bairros.
Todas iniciativas que se consolidaram ou só se tornaram realidade porque a Rose Cruvinel estava lá para bater com força na porta do Poder Executivo.
E ela nunca se intimidou, nem desistiu de suas lutas. Em várias ocasiões, naquela época, era uma das poucas mulheres na mesa de decisões.
Além da atuação parlamentar, ela também se notabilizou quando foi convocada a assumir cargos na administração.
Para isso, especializou-se em Políticas Públicas pela UFG e sempre atuou em defesa da comunidade, mantendo as portas abertas para receber os mais humildes.
Com a decisão de seu primogênito de seguir o caminho da política, Rose se afastou das disputas eleitorais, apesar de sempre estar ali, em contato com os amigos da região.
Agora em 2024, filiada ao União Brasil e convidada por correligionários, amigos e pelo próprio governador Ronaldo Caiado, ela decidiu colocar seu nome na disputa por uma vaga na Câmara de Goiânia.
Doutora Rose está principalmente comovida com a situação dos idosos nos diversos bairros da capital. Por isso, entendeu que não poderia ficar omissa.
Curtindo os netos e a tranquilidade da aposentadoria, ela refletiu e percebeu que pode contribuir com a cidade por meio de sua experiência e determinação.
Para quem conhece sua história, aceitar esse desafio foi a decisão mais natural para essa guerreira.
Participe!
Fique sempre por dentro do nosso mandato!